Cursos Online
Por Prof. Dr. Claudio Bastidas
Acesse Já

Lançamento

Reproduzir vídeo

Entendendo Freud: teoria e prática

A obra de Freud é genial porque é profunda e também, é muito simples de entender.

Em parte, por um feliz acaso, assisti ao belíssimo filme “Freud além da alma” quando eu tinha 16 anos e logo depois, li meu primeiro livro de Freud – o “Sobre os sonhos” (de 1901) – que encontrei numa banca de jornais. A cada vez que releio – há mais de quarenta anos – percebo com maior clareza o quanto seus textos são inseparáveis da sua prática clínica. Estudando, pude constatar como as leituras e cursos foram decisivos para as transformações em meus atendimentos.

As aulas desse Curso apresentam os conceitos teóricos e os relacionam com os modos como Freud estabelecia o diagnóstico, como conduzia seus atendimentos e com as suas orientações a respeito da técnica psicanalítica. A prática clínica é o foco do Curso, que está voltado para aprofundar os estudos e sobretudo, contribuir para avanços no dia a dia do trabalho clínico.

O compromisso é o de manter canais abertos para a comunicação com os alunos (e-mail, Whatsapp, redes sociais) para dúvidas, comentários e questões. Adoro conversar! Abordaremos setenta e seis textos de Freud, com um material de apoio com mais de 100 páginas, em aulas de vinte e três minutos cada – bem ao ritmo da vida atual. Ótimos estudos!

Sobre os Cursos Online

A Piscanálise é difícil de entender?

Freud declarou que os livros que mais tinha gostado de escrever foram “A interpretação dos sonhos” e “Três ensaios sobre a teoria de sexualidade” e disse também que suas descobertas reveladas nesses textos, de certa forma, já eram conhecidas do povo (que associava os sonhos aos desejos) e das babás de crianças (que observavam as manifestações da sexualidade).

Já ouvi muitos alunos me dizerem que eu explico com clareza, que teorias aparentemente complexas à primeira vista, ficam fáceis de entender. Mas, o mérito maior, sem dúvida, é de Freud, que criou a Psicanálise a partir das reflexões sobre seus próprios sonhos e também sobre a escuta do que diziam seus pacientes. Depois dele conversar com crianças, escreveu “Sobre as teorias sexuais infantis”. O livro que aborda a pulsão de morte, o “Além do princípio do prazer”, mostra Freud discutindo suas ideias a partir das observações que fez de um bebê brincando. De modo semelhante, todos já tinham tomado contato com brincadeiras do tipo “jogos com palavras”, trocadilhos e anedotas, mas a novidade foi o criador da Psicanálise perceber essas coisas de outra forma e publicar “Os chistes e sua relação com o inconsciente”. A Psicanálise nasceu da vida, a genialidade de Freud foi a de escutar o que ninguém estava escutando. Então, definitivamente, a Psicanálise é fácil de entender.

Além dos meus cursos online, lecionei em graduação de Psicologia por 26 anos (Universidades: Unia e Mackenzie, em SP) e hoje fico muito contente ao ver ex-alunos que ajudei a formar que estão atendendo em seus consultórios e parte deles com Mestrado ou Doutorado também lecionando. Gosto demais de dar aulas, é muito divertido! Vamos lá, estudar essa teoria tão envolvente que é a Psicanálise?

Sobre o Prof. Dr. Claudio Bastidas

Professor universitário por vinte e seis anos. Mestre e Doutor pela PUC/SP (Psicologia Clínica). Membro do Lapecri da USP há dezesseis anos. Oito livros publicados, artigos acadêmicos e capítulos em coletâneas.

claudio-jardim